Comercial/Divulgação: Celular/Whats (15) 99693-5005
  • Carijó Materiais para Construção
Home -> Notícias -> Secretaria de Agricultura investe na criação e fortalecimento de arranjo produtivo orgânico com pequenos produtores rurais
Secretaria de Agricultura investe na criação e fortalecimento de arranjo produtivo orgânico com pequenos produtores rurais

Secretaria de Agricultura investe na criação e fortalecimento de arranjo produtivo orgânico com pequenos produtores rurais

A Secretaria de Agricultura de Buri assumiu a missão de organizar uma cadeia produtiva com produtores rurais, oferecendo capacitação para a produção orgânica com a finalidade imediata de fornecer alimentos de qualidade para as crianças da rede pública municipal de educação. A produção orgânica é vantajosa para o produtor pois além de trabalhar sem risco com manejo de produtos tóxicos, garante uma diminuição nos custos de produção com insumos e a valorização no preço dos produtos no mínimo 30% se comparado os alimentos convencionais. Além disso o produtor estará produzindo alimento saudável para sua família. No começo “a ideia” parecia um tanto utópica, comenta o secretário Gabriel Zilocchi.
O modelo adotado se enquadra no conceito “Do mato ao prato”, que busca eliminar os atravessadores, integrando o produtor no processo e trazendo a produção diretamente para o consumo através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação  e Escola) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Desta forma os produtos chegam mais frescos, saudáveis e você consegue acompanhar todo o processo de produção.
A qualificação dos produtores é o passo mais importante do processo e exige um acompanhamento constante. As parcerias com o Sindicato Rural Patronal juntamente com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sttr (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) permitiu um curso de longo prazo para capacitar os produtores na produção orgânica. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), FAIT (Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva) e Escola Técnica também contribuem com informações técnicas permitindo que o conhecimento seja compartilhado e as melhores práticas de cultivo seja disseminado. Além da capacitação na produção foi necessário organizar um curso capacitando o produtor e as associações a vender seus produtos agrícolas para o governo. O curso ensina o “caminho das pedras”, mostrando os principais programas, e os requisitos para participar dos editais.
A comercialização dos produtos da cadeia produtiva no município está passando por revisão e novas regras de inspeção sanitária está sendo criada contemplando derivados de leites, embutidos entre outros, assim os produtores poderão comercializar os produtos de acordo com os critérios estabelecidos no município.  
A busca pela ampliação do mercado para os produtores eliminando atravessadores é um processo constante, daí nasceu a necessidade de uma Feira do Produtor Rural, já em processo de organização e prevista para funcionar ainda este ano, o objetivo é oferecer mais um canal de comercialização para o produtor e a oportunidade da população também fazer uso desses alimentos que agora estão disponíveis aos nossos alunos. A feira acontecerá uma vez por semana, e os produtos serão expostos em “stands”. Nos treinamentos de capacitação os parceiros e produtores ficaram entusiasmado com a proposta.
Após esse trabalho de conscientização e treinamentos as atividades começam a produzir seus primeiros resultados na merenda escolar do município que já contempla vários itens orgânicos como: cebola, tomate, pimentão, abobrinha, quiabo, berinjela, além das frutas abacate, caqui, uva Itália e mexerica, produzida em nosso município de forma orgânica.
Os primeiros passos da cadeia produtiva já  estão bastante avançada. “Em 5 meses fizemos um grande avanço, agora estamos preparando a próxima etapa, que oferecerá aos nossos parceiros (produtores), assistência técnica e equipamentos agrícola para auxiliar na produção”, explica o secretário Gabriel Zilocchi.

Comentarios

  • Quem Somos

    Portal de notícias com notícias da cidade, promoções do comércio e oportunidades de empregos..

    O Portal Buri Tem e o Jornal Folha Buriense é administrado pelo jornalista Antonio Rogério da Costa - MTB 75.406/SP.

    Dúvidas e informações devem ser enviados pelo o Whatsapp: (15) 99693-5005.

  • Facebook